Interpretando os seus valores no palco da vida…

Você já se perguntou quais são os seus valores como ator ou atriz? 

Fazer este autoquestionamento é muito importante porque são os seus valores que governam todas as suas decisões e faz você agir criando assim o destino da sua vida e toda a trajetória profissional.

Ainda parece complexo? Mas não é:  um valor, é aquilo que você atribui importância devido a resolução que ele traz para a sua vida de alguma forma. 

Por exemplo: é provável que você tenha optado pela profissão de ator ou atriz, porque esta decisão alimenta os seus valores de liberdade, desafio, reconhecimento, talvez até a fama.

Pode ser também que você se cobre demais na preparação dos seus personagens, se desgasta, se estressa com os seus companheiros de palco, ou com a tranquilidade do seu diretor. Tudo isso porque o valor da excelência e comprometimento são os principais da sua hierarquia de valores.

Isso já lhe explica dois fatores:

O primeiro é que todos nós temos uma assinatura de valores, composto por 5 principais valores, mais especificamente, que refletem diariamente nas nossas ações e tomadas de decisão como ator de teatro.

Ao contrário do que você pensa, os nossos valores não se encontram verticalizados em nossa consciência, mas hierarquizados: o seu valor um, se sobressai sobre o valor dois, que por sua vez se sobressai sobre o três, e assim sucessivamente. E é essa ordem de valores, que faz você agir de forma muito genuína, individual, talvez diferente de todos com quem você convive.

O segundo, é que essa explicação da hierarquia de valores mostra com evidência que não existe certo ou errado quando nos referimos aos nossos valores, apenas diferença: Você decide por algo, mas o seu companheiro de cena decide por algo diferente. Você atua de tal maneira com determinado personagem, o seu melhor amigo, também ator, age de forma totalmente diferente fazendo o mesmo personagem. Quem está certo, você ou ele? Ambos estão corretos, porque estão agindo em congruência com seus valores de vida.

Reconhecer os seus valores, faz muita diferença na realidade de um ator. Reconhece-los com clareza, pode lhe tranquilizar nos questionamentos sobre a sua decisão de viver desta arte. Também pode lhe dar a habilidade em compreender as ações dos seus companheiros de profissão, a forma de dirigir do seu diretor, e quem sabe até facilitar a criação do seu próximo personagem.

Aliás, um dos próximos assuntos do nosso blog e demonstrar como você pode alinhar os seus valores com os valores do seu personagem, e assim ter uma atuação convincente e de sucesso.

Quer entender melhor quais são os seus valores e ter respostas que precisa como ator? Então assista a entrevista com Adriano Abner onde ele não só explica detalhadamente tudo sobre valores, como também exemplifica a intervenção dos valores nas decisões das pessoas, mudando assim a trajetória de acontecimentos na vida de cada uma delas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s