Balada dos Enclausurados – Projeto é prorrogado até 15 de Setembro.

Erica Montanheiro e Eric Lenate se reúnem na idealização do projeto Balada dos Enclausurados que é composto pelos solos Inventário e Testemunho Líquido, nos quais os dois artistas se alternam na direção, atuação e na dramaturgia. Os dois solos falam sobre questões similares como loucura, morte, abandono, encarceramento, interdição, memória de si, memória do outro, legado artístico, amor, além de terem sido inspirados em dois grandes artistas (Camille e Nijinski), que inclusive ficaram internados na mesma época histórica.

Balada dos Enclausurados recebe a plateia com uma Experiência Imersivacriada por Kleber Montanheiro, em parceria com Erica e Lenate. Trata-se de uma exposição-instalação imersiva que funciona como uma espécie de caminho vertiginoso, que pretende confundir a noção espacial do espectador. Quando o público entra no espaço cênico é convidado por sutis sinais sonoros ou luminosos a fazer um percurso a pé, que o conduz a diferentes ambientes sanatoriais, como uma imersão em uma estrutura alegórica de tratamento psiquiátrico. Ao cumprir este percurso, o público chega finalmente aos ambientes cênicos onde acontecerão cada monólogo, respectivamente.

Erica Montanheiro – Inventário

Inventário
Escrito e interpretado por Erica Montanheiro e dirigido por Eric Lenate, Inventário é inspirado na vida e na obra da artista plástica francesa Camille Claudel (1864-1943), que passou 30 anos encarcerada em uma instituição psiquiátrica. Antes de ser internada, ela viveu durante muitos anos à sombra de dois homens, seu irmão escritor Paul Claudel e seu amante escultor Auguste Rodin, de quem ela foi aprendiz e assistente. 
Sinopse: Um ser que um dia foi Camille Claudel está presa em um lugar sufocante e fala consigo mesma. Ela se prepara para deixar aquele lugar. Durante esta preparação, aos poucos se dá conta de que já deixou o mundo físico e que está se tornando um espectro. Neste processo, acessa suas memórias, recebe a visita de afetos e desafetos, e busca compreender seu destino e o legado que deixará para o mundo.

Eric Lenate – Testemunho Líquido

Testemunho Líquido
Escrito e interpretado por Eric Lenate e dirigido por Erica Montanheiro, é inspirado na vida e na obra do lendário bailarino e coreógrafo russo Vaslav Nijinski (1889-1950), considerado pai da dança contemporânea, que também passou os últimos 30 anos de sua vida interditado em sanatórios. Em 1919, poucos anos depois de revolucionar a história da dança ao apresentar ao mundo as coreografias “L’Après midi d’un faune” (Prelúdio à tarde de um fauno) e “Le sacré du printemps” (A sagração da primavera), o dançarino começou sua peregrinação por instituições psiquiátricas.
Sinopse: Durante uma determinada madrugada um ser, que um dia foi Vaslav Nijinski, parece estar em tratamento psiquiátrico. Após um acesso de fúria e descontrole foi acalmado por médicos e agulhas. Depois de domado, esse ser é deixado sob os cuidados e olhares de um médico e uma enfermeira. Seu corpo permanece atado, mas sua voz é liberada. Aos poucos, recobra sua fala e conversa com alguém que não está ali. E o que presenciamos é sua tentativa de entender o que está acontecendo consigo e a sua volta.

O projeto Balada dos Enclausurados foi contemplado pela 7ª Edição do Prêmio Zé Renato de Apoio à Produção e Desenvolvimento da Atividade Teatral para a Cidade de São Paulo.
Os espetáculos seguem simultaneamente em cartaz no Teatro do Núcleo Experimental até 15 de setembro e são apresentados em sequência, às sextas, sábados e segundas, às 19h e às 21h, e aos domingos, às 18h e às 20h.

Informações:
BALADA DOS ENCLAUSURADOS
prorrogada até 15 de setembro
Sextas, sábados, e segundas, às 19h e às 21h.
Domingos, às 18h e às 20h.
Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda

INVENTÁRIO:   sextas e sábados, às 19h; domingos, às 20h; e segundas, às 21h
TESTEMUNHO LÍQUIDO: sextas e sábados, às 21h; domingos, às 18h; e segundas, às 19h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s