Tatianices

A saudosa escritora russa Tatiana Belinky (1919-2013) é homenageada no espetáculo infantojuvenil Tatianices, de Marcello Airoldi, que está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso.
O espetáculo tem direção de André Capuano, músicas originais de Joaz Campos, que também está no elenco ao lado de Rita Gutt, André Pereira e Gabriel Ivanoff.

Sinopse:
Com bom humor e música tocada ao vivo, a peça-festa comemora o centenário da escritora Tatiana Belinky (1919-2013), que escreveu cerca de 250 livros infantojuvenis ao longo de sua carreira. Capaz de superar as barreiras do tempo, o personagem Atemporal conduz a menina Tatiana para sua festa de aniversário de 10 anos e, no caminho, ela encontra inúmeros personagens que habitam seus livros no futuro, mas que ela ainda não sabe que os inventou.

O espetáculo comemora o centenário da escritora ao promover o encontro entre a Tatiana criança, recém-chegada ao Brasil, e a Tatiana adulta, prestes a publicar seu primeiro livro. Para que isso aconteça, entra em cena um ser chamado Atemporal, personagem criado pela autora em um de seus livros, que é capaz de ultrapassar as barreiras do tempo.
Essa figura conecta a história da família que sai da Rússia foragida da guerra na primeira metade do século XX, com a da mulher que escreveu 250 livros ao longo de sua vida e foi responsável, por exemplo, pela criação, ao lado do marido Júlio, de centenas de episódios do Sítio do Pica Pau Amarelo na TV Tupi.

A ideia é reunir atores-narradores e personagens famosos de Belinky para organizar uma espécie de festa de aniversário e de celebração da carreira dela. No caminho de sua festa a menina encontra inúmeros personagens que habitam seus livros no futuro, mas que ela ainda não sabe que os inventou.
É como se o tempo apresentasse à futura autora a sua própria obra. Os personagens são responsáveis por fazê-la viver essa experiência para que possa chegar à sua maturidade como autora, caso contrário, não haverá celebração. Atemporal e sua equipe têm a missão de fazer a Tatiana criança viver de forma plena sua vida, cercada de livros, do amor da família, de um ambiente criativo e propício para a imaginação.

“Escrever um texto para o público infanto-juvenil sobre Tatiana Belinky é tão desafiador quanto prazeroso. Certamente ela é uma das autoras mais importantes desse país e sua obra influenciou um sem número de pessoas interessadas na literatura para crianças e jovens”, afirma o autor Marcello Airoldi.

Informações:
Até 13 de outubro
Aos sábados 15h e domingos, às 16h
Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista Estações do Metrô Próximas: São Joaquim e Brigadeiro
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (11) 3288-0136
Ingressos: de terça a sábado das 14h às 19h | Vendas para o Espetáculo do dia – das 14h até o início do espetáculo ou online: Ingresso Rápido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s