O Teatro Municipal de São Paulo

  1. O Teatro Municipal de SP foi construído por Ramos de Azevedo – o arquiteto mais famoso da época – e é inspirado na Ópera de Paris.
  2. A Praça João mendes (atrás da catedral da Sé), Largo São Francisco e a Praça da República foram lugarem cogitados para a construção do prédio do Teatro.
  3. A data para inauguração a princípio foi em Julho, mas Sp, a cidade do café, estaria em mês de colheita e todos os seus magnatas fazendeiros estariam no interior. Por isso mudou-se a inauguração para 11 de Setembro de 1911, um segunda-feira. Porém os cenários que vinham da Argentina, não chegariam a tempo, por isso o evento passou para o dia seguinte.
  4. Foi em frente ao Teatro Municipal, no dia 12 de Setembro de 1911 que houve o primeiro congestionamento da cidade, com cerca de 20 mil pessoas se aglomerando.
  5. A ópera escolhida para estréia foi Hamlet – do francês Ambroise Thomas. Mas Ancântara Machado, nacionalista e então governador, protestou. Por isso de última hora foi tocado, antes da ópera planejada, notas de O Guarani de Carlos Gomes. Como o espetáculo começo as 22h, por conta do adiantado da hora foi interrompido com apenas 3 horas e sem final.
  6. São 6 esculturas de bronze na fachada principal do Teatro, sendo os dois grupos escultóricos principais intitulados “A música” e “O drama”. Também na fachada principal há duas esculturas de Atlantes em arenito. Quatro bustos de mármore branco distribuídos nas fachadas laterais representam as seguintes musas gregas: Euterpe (poesia lírica e música), Thalia (comédia), Melpoméne (tragédia) e Terpsichore (dança).
  7. Em 1911, o sistema de divisão da plateia do Teatro dividia-se em 3 ordens: primeira ordem, ocupava plateia, frisas, camarotes do proscênio e balcão nobre; segunda ordem, balcão do foyer; terceira ordem, balcão simples, galeria e anfiteatro.

Bibliografia:
Original Miles: http://originalmiles.com.br/teatro-municipal-de-sao-paulo/
Estadão: https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,curiosidades-do-teatro-simbolo-de-sp-imp-,730382

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s