Crianceiras

Concebido para aproximar as crianças do universo artístico e literário do poeta Manoel de Barros (1916-2014), o musical CRIANCEIRAS tem quatro novas apresentações no Teatro-D, entre os dias 7 e 28 de março, aos sábados, sempre às 16h. O espetáculo, concebido pelo músico Márcio de Camillo, transforma poemas desse grande autor brasileiro em canções, que são apresentadas ao público infantil junto com ilustrações, animações, projeções de vídeo e várias outras linguagens artísticas.

A adaptação teatral do espetáculo é assinada por Luiz André Cherubini (do Grupo Sobrevento); as ilustrações por Martha Barros (filha do poeta), as animações por Josué Júnior e Andréa Senise; e a cenografia e figurinos por Telumi Hellen. Em cena, ainda estão os atores João Bresser e Driely Palácio; os músicos Márcio De Camillo, Nath Calan e Tiago Sormani; e o VJ Paulo Higa.

O projeto utiliza metalinguagens que despertam a curiosidade e o amor pelo mundo das artes. “Ao mergulhar em sua obra, percebi o quão lúdico é aquele universo de encantamento e descobertas, vividas pelo poeta em sua infância pantaneira. Assim, musiquei sua obra para as crianças, de forma que seus versos pudessem ser entoados como o canto dos passarinhos, e levados com o vento, sem direção”, conta o idealizador e realizador do projeto, o cantor e compositor sul-mato-grossense Márcio de Camillo.

CRIANCEIRAS MANOEL DE BARROS tem CD gravado, seguindo a ideia original do compositor, de aproximar a própria filha pequena da poesia, e, também, do desejo de homenagear a obra de um dos maiores poetas brasileiros, que inclusive, acompanhou a musicalização. Manoel de Barros foi vizinho e amigo de Márcio. 

Desde 2012, quando foi indicado ao “Prêmio de Música Brasileira”, na categoria de ‘Melhor Álbum Infantil’, as faixas do CD ganharam videoclipes pelo canal Gloob, o que tornou a obra ainda mais presente no cotidiano das crianças. Ainda naquele ano, Márcio estreou o espetáculo cênico musical, concebido a partir do primeiro CD, e dirigido por Luiz André Cherubini, um dos fundadores do Grupo Sobrevento, especializado em teatro de animação. O espetáculo vem percorrendo o Brasil inteiro ao longo desses oito anos. 

CRIANCEIRAS MANOEL DE BARROS reúne poesia, música, imagem, ação e movimento numa encenação delicada e divertida, concebida por artistas comprometidos com a arte contemporânea feita para crianças, animando e cativando o público com as poesias de Manoel de Barros, além de mesclar elementos reais e virtuais. 

As personagens, que foram ilustradas pela filha do poeta, Martha Barros, saem do papel e ganham vida no palco, por meio de recursos digitais e de outras linguagens, interagindo com o cantor, músicos e atores ao longo do musical. 

O primeiro CD também rendeu um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Googleplay e Appstore. Tanto os CDs, como o musical e App, possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras literárias de importantíssimo valor para a cultura brasileira. Ensina poesia e literatura de um jeito divertido, sem subestimar os pequenos, valorizando-os plenos e capazes de compreender poesia. Até porque toda criança nasce meio poeta. Pais, mães e educadores sabem bem disso! 

SINOPSE
Concebido pelo músico Márcio de Camillo, o espetáculo musicaliza poemas de Manoel de Barros e os apresenta para crianças com múltiplas linguagens. As iluminuras de Martha Barros, filha do poeta, ganham vida e contracenam com os músicos e atores, através do cinema de animação. A adaptação teatral é assinada por Luiz André Cherubini. O projeto foi concebido para aproximar as crianças do universo artístico e literário e despertar a curiosidade e o amor pelo mundo das artes. 

REPERTÓRIO 
“Bernardo”
“Linhas Tortas”
“O Menino e o Rio”
“Os Rios Começam a Dormir”
“Sombra Boa”
“O Silêncio Branco”
“Se Achante”
“O Idioma das Árvores”
“Sabastião”
“Um Bem-te-vi”

Ficha Técnica:
Poesias: Manoel de Barros
Ilustrações: Martha Barros
Música: Marcio De Camillo (também autor e intérprete)
Direção Teatral: Luiz André Cherubini (Grupo Sobrevento)
Assistencia dedireção: Andréa Freire
Cenografia e Figurinos: Telumi Hellen
Animações: Josué Júnior e Andréa Senise
Adereços: Carol Jordão
Designer Gráfico: Lula Ricardi / XYZ Design
Percussão, Bateria e Vocal: Nath Calan
Teclado, Sopros e Vocal: Tiago Sormani
Atriz: Driely Palacio
Ator: João Bresser
VJ: Paulo Higa
Operação de Luz: Leandra Demarchi
Técnico de Som: Daniel Inácio
Produção Executiva: Izabella Maggi | Criatto Produções

SERVIÇO
Teatro-D – Rua João Cachoeira, 899, Piso G2 (hipermercado Extra) – Itaim Bibi
Temporada: de 7 a 28 de março, aos sábados, às 16h
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)*
*Moradores do Itaim Bibi pagam meia com comprovante de residência
Bilheteria: Todos os dias, a partir das 10h (bilheteria@teatrod.com.br) ou pelo site Sympla
Telefone: 11-3079-0451 
Duração: 50 minutos (não é permitido entrar após o início do espetáculo)
Gênero: musical
Classificação: livre
Estacionamento Grátis: melhor entrada pela Rua Leopoldo Couto de Magalhães, 366 (cancela do hipermercado Extra)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s