Quem é você como ator ou atriz?

Você sabia que entender como você funciona faz toda a diferença para a sua carreira como ator e atriz?
Isso significa entender com clareza por que pensa como pensa, faz o que faz, e sente o que sente.

Por que você é tão diferente da pessoa com quem você atua, já que ambos estão sendo dirigidos por uma mesma pessoa? Por que você compartilha de um mesmo papel com outro ator ou atriz, e a interpretação de ambos é totalmente diferente um do outro, mesmo o papel sendo mesmo?

Você tem uma personalidade única, exclusiva, só sua, que te faz ser o ator ou atriz que você é. Assim como todos os outros atores também têm personalidade únicas, exclusivas deles, que fazem eles serem quem são.

Não existe certo e errado quando se fala de personalidade nas artes cênicas, mas existe diferença. E quando você entende isso, tudo fica mais fácil e funcional: desde a leitura do texto, até a interpretação nos palcos com grandes plateias.

 Mas, devido ao volume de informações que somos impactados diariamente, nós atores, estamos a cada dia perdendo uma habilidade nata poderosíssima – o autoconhecimento.

Autoconhecimento proporciona ações muito mais funcionais no teatro, ações otimizadas, em todas as vertentes das artes cênicas: leitura do texto, criação do personagem, adaptação para os diferentes estilos de peça, divisão de papeis e de responsabilidades, relacionamento produtivo com todo o elenco e equipe, dentre vários outros fatores.

Mas é muito provável que você como ator ou atriz não tenha claro exatamente qual é o seu estilo de personalidade – ponto chave do autoconhecimento. Muito menos daqueles com quem você convive nos palcos da vida.

Resolver isso é mais fácil do que você imagina: Estudos sobre os estilos de personalidade começaram há muito tempo. Hipócrates – o pai da medicina – já usava estudos comportamentais e de personalidade para desenvolver métodos de cura funcionais para cada perfil. Hoje, existem Analistas Comportamentais e de Personalidade regulamentados e licenciados por Universidades para aplicação de Assessments que lhe trazem clareza e as respostas que você ainda não sabe, mas já tem. Estes Assessments desenham o seu perfil acuradamente, além lhe trazer evidências de comportamentos no âmbito pessoal, profissional e em sociedade. No teatro, eles lhe descrevem como profissional das artes, como membro de um elenco, como peça de engrenagem de uma equipe, e o mais importante – quais os desafios e pontos de melhoria que você tem como ator ou atriz.

No mundo das artes cênicas, ter a clareza do seu estilo de personalidade significa saber se auto motivar, ser um ator ou atriz diferenciado, ter bons relacionamentos profissionais, se comunicar de forma efetiva com todo o elenco, equipe e toda a plateia, e o mais importante, ser um ator ou atriz feliz e produtivo.

Não seja um ator ou atriz mediocre por conta da sua falta de autoconhecimento. Não se conforme com este estado habitual de atuar e leve o seu profissionalismo nas artes cênicas para um outro nível. Faça um Assessment do seu estilo Comportamental e de Personalidade.

Assista abaixo a uma entrevista exclusiva de um dos idealizadores do blog Teatro em Escala, que é Analista de Perfil Comportamental e de Personalidade pela Florida Christian University, falando tudo o que você precisa saber sobre Personalidade.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s