Fomos conferir: 57 minutos – o tempo que dura essa peça

O monólogo dirigido, escrito e protagonizado pelo ator Anderson Moreira Sales é inspirado no romance Ulisses, de James Joyce, e parte da premissa simples de contar a rotina de um morador do subúrbio que busca cumprir seus compromissos e sua volta para casa. Apenas a premissa é simples, pois a peça cria imagéticas de problematizações complexas da sociedade contemporânea, e nós do TeE contamos tudo que achamos para vocês, vem com a gente!

Falando diretamente com o público, o ator começa criando uma ambientação quase que familiar, pois prepara e assa pão-de-queijo em cena, enquanto vai contando histórias. As circunstâncias de suas histórias envolvem figuras representantes de uma construção social opressora, cruel e violenta, que colocam em cheque a busca identitária do personagem que não se encaixa no estereótipo da figura masculina que lhe é imposto.

A peça aborda a finitude da vida e a relação humana com o tempo, usando como pano de fundo temas como homofobia, preconceito, política e religião de forma consciente e com diversos momentos de humor, sem se perder na discussão ou tornar o texto tedioso. Sales conseguiu criar uma dramaturgia envolvente, que cria paralelos com citações de mitologia grega, Franz Kafka e até Guimarães Rosa, trazendo dinamismo e ótimas referências à peça.

Outro ponto alto da encenação é a iluminação. Criando uma imagem de uma ampulheta com luzes de LED, a passagem de tempo é ilustrada por dois refletores, que além de criarem em determinados momentos um certo ar melancólico, determinam o tempo-ritmo e as delimitações das cenas de forma genial. É um deleite visual extremamente envolvente.

Com dramaturgia, encenação e atuação de ponta, 57 minutos – o tempo que dura essa peça (que na verdade, dura 70 min) é uma peça necessária, inteligente, feita claramente a partir de muito estudo e dedicação, instigando reflexões pontuais e se tornando uma de nossas peças favoritas de 2019. Vale muito a pena conferir!

SERVIÇO

ESPAÇO PARLAPATÕES – Rua Franklin Roosevelt, 158 – Consolação

TEMPORADA: 12/09 até 04/10

Quintas e sextas às 21H

INGRESSOS: Meia-entrada R$15,00

AUTOR: JOHN MARQUES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s