Bertolt Brecht e o Teatro Épico

Bertolt Brecht foi um ativista, dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX, que viveu durante a época da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, usando seu trabalho e sua arte para combater o fascismo europeu. Vem com a gente que hoje vamos falar de como ele usou teatro como meio político, e o que se estabeleceu como Épico a partir dele.

Fonte: comunidadeculturaearte.com

Alguns historiadores dividem o trabalho de Brecht em 3 frases. Na primeira fase de Brecht, durante a época da República de Weimar (pós 1ª GM, na qual trabalhou como enfermeiro), ele desenvolveu um teatro de entretenimento político. Era socialista (não comunista!), e portanto escreveu peças que além de entreter, tinham um viés político ligado à luta de classes. Escreveu nessa época peças como ‘O casamento do pequeno burguês’ (1919).

Sua segunda fase ficou conhecida como Teatro Didático, e como o próprio nome diz, explicava e explicitava seu ponto de vista em suas encenações. Durante a época da ascensão do partido nazista e da quebra da bolsa de NY em 1929, Brecht utilizava uma estética expressionista (que falaremos sobre mais adiante), e começou a defender que política devia ser feita e entendida por toda a população. E então, para atingir esse objetivo, escreveu peças dialéticas que mostravam dois pontos de vista divergentes sobre um assunto, as causas e consequências de ambos os lados, e instigando a platéia a refletir e decidir qual lado apoiaria. Também escreveu poesias para tentar alertar e acordar a população alemã do perigo que representava o partido nazista, como por exemplo:

Após o estabelecimento do primeiro Reich, Brecht fugiu da Alemanha e foi para Nova Iorque nos EUA. Nessa época, a Broadway estava estourando, influenciando-o em sua terceira fase: os musicais. Suas peças musicais são a junção das culturas européia e norte-americana, onde trabalhava o didatismo político junto com o entretenimento musical. Nessa época escreveu por exemplo ‘Mãe Coragem e seus filhos’, que mostra uma mulher que lucra com a guerra, discutindo as causas e consequências disso, e trazendo músicas que refletem sobre a narrativa.

O teatro épico brechtiano

Brecht trabalhava com o teatro de forma épica. O épico (como adjetivo para o texto dramático (teatral), cuidado para não confundir com as narrativas épicas) é classificado por: eu-lírico sendo narrador e personagem; ação e tempo da peça não necessariamente cronológicos; e o mais importante, o público não está passivo, mas sim age analisando e refletindo as situações propostas em cena.

Para isso, Brecht faz com que o espectador e o ator não sejam “tomados” pelo mise en scène (jogo de cena) que cria uma ilusão de algo real (como no realismo de tio Stanis), mas sim que ambos estejam o tempo todo conscientes de estarem presenciando uma encenação, a fim de que a partir do distanciamento das personagens, haja a reflexão e análise de suas ações.

Ele também propõe elementos para causar esse afastamento/estranhamento das personagens como: quebra da quarta parede, onde há interação direta com o público; personagens não representam indivíduos, mas sim a classe social em que vivem; os Gestus, movimentos repetidos dos atores que classificam a classe de seus personagens; Songs (em inglês mesmo) como instrumentos para afastamento e análise; usar a história como metáfora; e usar o grotesco no fazer cômico.

Trabalhar e estudar Brecht é essencial para desenvolver não só um senso crítico em quem faz e assiste, mas também entender o teatro como mais que apenas um local de entretenimento.

E você, já fez alguma peça do Brecht? Pretende fazer? Conta pra gente sua experiência!

Referências:

  • Estética Teatral –  Textos de Platão a Brecht – 2004
  • Anatol Rosenfeld: O Teatro Épico – 1975

AUTOR: JOHN MARQUES

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s