Duque de Saxe-Meiningen e o conceito de Encenação

Vamos dar uma de Wikipedia só pra te contar quem é Duque de Saxe-Meiningen, e depois vamos ao que interessa.

Jorge II (1826 – 1914), filho do duque Bernardo II de Saxe-Meiningen e da sua esposa, a princesa Maria Frederica de Hesse-Cassel. Jorge sucedeu ao seu pai como duque de Saxe-Meiningen quando este foi forçado a abdicar no dia 20 de Setembro de 1866. Foi casado três vezes, com Carlota Frederica da Prússia, Feodora de Hohenlohe-Langenburg e Ellen Franz.
Durante a Guerra Franco-Prussiana, Jorge liderou dois regimentos de soldados de Meiningen e lutou notavelmente todas as batalhas durante a guerra no batalhão de Guilherme I quando este entrou em Paris e seria um amigo chegado do imperador até à sua morte.
E ai começa a parte legal!

Após a Guerra Franco-Prussiana, Jorge se dedicou completamente ao teatro, ficando popularmente conhecido por ter desenvolvido a Trupe de Meiningen, usando o teatro de sua corte. A trupe contava com a direção (o que não existia na época) de Jorge II e Ludwig Chronegk, além de quebrar com o Star System, usado nas Cias daquele século.
Mas a “revolução” feita por Jorge não para por aí.

Durante o processo de montagem da peça, o Duque e toda a Trupe faziam pesquisas detalhadas sobre a época de que o texto falava, sobre as pessoas, os locais, o cenário e o guarda-roupas. Eles trabalhavam duro nos ensaios e coreografavam todas as cenas, individuais ou em grupo, seus artistas faziam gestos exatos e até mudavam as vozes tudo para passar a melhor ideia de realidade possível a quem assistisse.
Jorge também era rígido e exigia que todos os atores estudassem suas personagens e todos os eventos que aconteceriam no palco, além de estarem todos, inclusive ele, presentes nos ensaios.

Jorge e Ludwig viajaram toda a Europa com a Trupe de Meiningen e seu teatro Realista encantando todos os que assistiam e mudando toda a forma de “fazer teatro”.
O Duque não só criou o conceito de encenação que hoje conhecemos, como acabou com o encenador e criou o diretor. Antes disso os textos eram sempre montados na época em que estavam sendo vistos, não da forma que Jorge montava, com estudos para fazer o mais real possível.

Com tudo, o Duque de Meiningen e seu teatro realista influenciaram grandes nomes como Dântchenco e Stanislavsky que criaram o Teatro de Arte de Moscou.

Bibliografia

Texto por: Gabrielle Risso (mas pode me chamar de Gabi)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s