Fomos conferir: Charlie e a fantástica Fábrica de Chocolate, O Musical

Sim, o teatro está voltando! A cena teatral dos musicais aqui em São Paulo já está a todo vapor nesse segundo semestre de 2021 e o Teatro Renault recebe o espetáculo “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate” até o dia 19 de dezembro. Nós do TeE fomos conferir no dia 15/10 e contamos tudo o que achamos pra vocês, vem com a gente!

Fonte: divulgação Instagram e Facebook @charlieomusical

Escrever sobre uma peça depois de quase 1 ano e meio longe dos palcos tem um gosto diferente. Chegando ao teatro Renault, me surpreendi com a quantidade de pessoas que estavam lá para assistir ao espetáculo em uma quinta-feira chuvosa paulistana. É com certeza um dos musicais com maior apelo familiar e infantil, diria mais até do que quando assistimos “A Noviça Rebelde” e “Escola do Rock”.

Para quem assistiu ao filme de 2005, que conta com Johnny Depp no papel de Willy Wonka, talvez o enredo não tenha grandes surpresas, mas isso não impedirá de aproveitar a experiência que a montagem brasileira traz. A versão brasileira de Mariana Elisabetsky e Victor Muhlethaler consegue até certo ponto aproximar o público brasileiro a um texto que foi feito para dialogar com um público estrangeiro muito específico, que já previamente conhece e entende as referências e principais críticas que o original pretende abordar. Modismos como os termos “cringe”, “hashtag” e até mesmo o uso de máscaras devido à pandemia foram incluídos no espetáculo, o que traz uma divertida sensação de proximidade. Infelizmente, se o conhecimento de mundo daquele que assiste não englobar o mundo do escritor britânico Roald Dahl (autor de Matilda e do texto original de Charlie) e do diretor canadense John Stefaniuk, algumas sutilezas e ‘tiradas’ serão perdidas. Nitidamente, não é demérito da produção brasileira, é apenas uma característica dos grandes espetáculos musicais importados em moldes estrangeiros.

Visualmente, o espetáculo é incrível. Cenografia, figurinos e visagismo estão impecáveis, é um deleite visual em todos os momentos, até mesmo quando estão apenas os atores em cena. O design de luz e a cenografia têm um trabalho de perspectiva muito incisivo, onde tudo que você vê traz a sensação de ser muito maior do que realmente é. O ápice do espetáculo é quando as marionetes dos “Oompa Loompas” e dos esquilos entram, pois é quando o público tem a maior reação e conexão com os signos da linguagem teatral. Tecnicamente, impecável.

Fonte: divulgação Instagram e Facebook @charlieomusical

O elenco também não deixa a desejar. Cleto Baccic tem a grande missão de construir o universo imaginário de Willy Wonka para um público adulto e infantil, e o ator tem um jogo de cena muito orgânico com o elenco infantil. Baccic nos passa a sensação de estarmos assistindo a uma grande brincadeira, entregando um personagem (muito) sorridente e levando o ritmo da peça de forma bastante orgânica. Talvez os críticos mais rigorosos criticassem o ator por não mostrar mais facetas e lados diferentes do personagem. Diriam que poderia ter aproveitado melhor as motivações de Willy Wonka, e explorado uma personalidade que não seja somente excêntrica e divertidamente maluca o tempo todo. Mas quem liga para críticos? Ignore-os.

O elenco infantil tem uma dinâmica muito pontual e que funciona muito bem com a proposta do espetáculo, e eu sempre me impressiono quando vejo crianças realizando grandes performances vocais e difíceis sequências coreografadas. Seguidos pelos já profissionais e sempre excelentes Guilherme Leal, Thiago Perticarrari, Vânia Canto, Giovana Zotti e outros, os núcleos de cada personagem e suas jornadas são encantadoras, trazendo uma dinâmica que faz um espetáculo de quase 2h30 ter a sensação de ser bem mais rápido do que realmente é.

“Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate” é um espetáculo para quem gosta de teatro musical e uma ótima introdução a esse mundo para quem nunca assistiu. O elenco divertido, a equipe técnica de ponta e uma orquestra muito bem conduzida por Daniel Rocha com certeza te darão uma boa experiência em família, onde desde os mais pequenos até os mais velhos sairão felizes e impressionados com o que assistiram. Com certeza, vale muito a pena.

SERVIÇO

Charlie e A Fantástica Fábrica De Chocolate, O Musical
Teatro Renault. Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411.
6ªs, 20h30. Sáb., 15h30 e 20h30. Dom., 14h30 e 19h30.
Ingressos de R$ 50 a R$ 310 na Tickes For Fun e na Bilheteria do Teatro Renault (sem taxa de serviço)
Obrigatório Apresentar Carteira De Vacina!

Autor dessa análise: John Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s