90 anos Fernanda Montenegro

Arlette Pinheiro da Silva Torres ou, simplesmente Fernanda Montenegro, é considerada a primeira dama do teatro brasileiro.
Nascida em 16 de outubro de 1929 no Rio de Janeiro, tem uma extensa carreira de mais de 70 anos, marcada pela atuação no rádio, no teatro, no cinema e na televisão.
Filha de uma dona de casa e um mecânico, a menina com oito anos fazia a sua estreia como atriz, já mostrando seu talento ao participar de uma peça em uma igreja.

Em 1950, Fernanda fazia a sua estreia no teatro ao lado de seu marido, Fernando Torres e, em 1951, foi a primeira atriz contratada pela TV Tupi, onde estrelou centenas de teleteatros.
Desde o ínicio de sua carreira até hoje, Fernanda participou de cerca de 50 novelas, mais de 30 filmes, 50 peças teatrais, inúmeras minisséries e demais participações na TV. Entre seus filmes, podemos destacar Auto da Compadecida e Central do Brasil, que rendeu a Fernanda única indicação de Oscar de Melhor Atriz a uma atriz brasileira. 

Falando em prêmios, é claro que seu talento não deixaria de ser reconhecido. Ao longo da carreira, a atriz foi premiada com todos os prêmios nacionais possíveis, além de cinco internacionais. 
No teatro, Fernanda já vivenciou de tudo: tragédias gregas, comédias, musicais brasileiros, espetáculos de vanguarda, etc. 

Mas uma coisa é inegável. Quando falamos de Fernanda, sua carreira e sua história dispensam comentários. O que podemos aprender com ela, tudo o que ela viveu nos palcos, atrás das câmeras, na vida, cada aplauso que ela recebeu é mais que merecido.
Palmas aos 90 anos de história de uma Fernanda que, com toda a certeza, escreveu a sua história no teatro mundial!

Texto por: Roberto Dalessio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s