Fomos conferir: Dom Quixote

Espetáculo dirigido por Rodrigo Audi transporta clássico de Cervantes para um hospício, onde Dom Quixote se depara com um mundo imaginário e esquecido em meio a solidão e a distância dos parentes. Elenco traz Angela Ribeiro, Carú Lima, Hercules Morais, João Attuy e Rita Pisano, e nós do TeE fomos conferir, vem com a gente!

Fonte: Divulgação Marcelo Villas Boas


Essa resenha vai ser mais pessoal. Geralmente quando saio de um espetáculo, já tenho mais ou menos a ideia do que irei escrever, penso na análise da cenografia, indumentária, e principalmente trabalho de ator, que é meu foco de pesquisa e estudo. Quando recebi o convite para Dom Quixote, espetáculo infantil, pensei que seria até mais fácil por já estar postando sobre a um tempo aqui no blog. Ledo engano.

Dom Quixote me atravessou. Com proposta de atingir o público infantil na estética, onde os figurinos, objetos de cena e as transições brincam com a imaginação, tanto dos personagens quanto do público, ao mostrar, por exemplo, o uso de um esfregão como cavalo do herói, a dramaturgia já conversa de formas diferentes com os diferentes tipos de público.

Se com as crianças aguça a criatividade e as diverte com falas e situações inusitadas, com os adultos conversa diretamente com seus ideais de vidas já formados, fazendo-nos questionar sobre nossas verdades que tanto defendemos no dia-a-dia e sobre o que deixamos para trás para defendê-las.

A cia. UM composta de ex-integrantes do CPT (Centro de Pesquisa Teatral do SESC), que foi coordenado por Antunes Filho, faz uma grande homenagem a seu mestre com esse espetáculo. É nítido em cena o trabalho e pesquisa de Antunes, onde os atores são extremamente sensíveis, realizando seu ofício com paixão e dedicação que facilmente nos emociona. Todos constroem relações verdadeiras, orgânicas e humanas, conseguindo aproximar o público durante toda a peça.

Com finalização inteligente e concisa, o espetáculo se torna um manifesto artístico quase que obrigatório para os amantes, estudantes e praticantes das artes cênicas, principalmente no atual cenário sociopolítico do Brasil em 2019. Aos artistas trabalhadores, nosso muito obrigado pelo respiro e pela inspiração; ao público, vá assistir, você também sairá agradecendo. Evoé!

SERVIÇO

Dom Quixote, da Cia. UM de Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: a partir de 6 anos
Teatro Municipal Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa 
Temporada: 5 a 27 de outubro, aos sábados e domingos, às 16h
Sessões extras acontecem nas quintas-feiras, dias 10 e 24/10, às 10h e às 14h30
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes

Centro Cultural Municipal da Vila Formosa – Av. Renata, 163 – Vila Formosa
Temporada: 2 a 23 de novembro, aos sábados e domingos, às 16h 
Uma sessão extra acontece na quinta-feira, dia 21/11, às 14h
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes

ESCRITO POR: JOHN MARQUES

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s