O mercado publicitário no Brasil é um caminho que muitos atores seguem pelos mais diversos motivos. Hoje, nós do TeE te contamos melhor sobre esse ramo que não tem muita informação divulgada e muita coisa que tem por aí pode ser mito. Vem com a gente que te explicamos melhor!

Para começo de conversa, trabalhar com publicidade é participar de propagandas, comerciais e anúncios para TV, internet, rádio ou cinema. É um ramo em que você trabalhará com sua imagem associada diretamente a uma marca, empresa ou agência.
É como se fosse uma linha de montagem: você, ator ou atriz, está na ponta da linha, que irá passar por uma agência, a qual faz a intermediação com uma produtora, que trabalha para uma empresa ou marca que busca divulgar seu produto e impulsionar suas vendas.
A primeira coisa que é preciso ter é um book, que nada mais é do que uma seleção de fotos profissionais que mostrem o seu perfil. É nesse ponto que muitas pessoas são enganadas e acabam gastando mais dinheiro do que deveriam. Book de ator é diferente de book de modelo. Não há a necessidade de comprar 30 fotos profissionais com 50 diferentes looks um mais “bapho” que o outro. Poucas fotos, com alguns ângulos diferentes (rosto, corpo completo e plano americano), com vestimentas casual e formal já é o suficiente para agências trabalharem com você.
Outro ponto importante: as agências sérias que fazem agenciamento NÃO COBRAM: taxas de agenciamento, book específico delas, contrato de exclusividade e anuidade. É importante frisar isso, porque nesse meio existe muita gente querendo passar a perna em atores e atrizes que estão no começo da carreira e buscam alavancar seu trabalho. Fujam de qualquer cobrança ou grandes promessas para sua carreira nas agências. É um meio que pode ser muito ilusório, romântico, e que você pode acabar se frustrando.
Como funciona o faturamento das agências então? Elas faturam a partir do momento que você passa em algum teste e é contratado. Elas recebem uma porcentagem das produtoras, e uma porcentagem do seu cachê, geralmente na faixa do 20%, ou seja, é um ganho duplo para eles.
Então, book em mãos, procurou agências que não querem só te sacanear e se agenciou nelas, o próximo passo é esperar o teste. Agora é que são eles, os tão temidos testes. Primeiro, o que as produtoras estão procurando não é o seu talento, dedicação, anos de estudos nem sua alma e entrega artística. O que eles buscam é um perfil. Cada produto, marca, época e local busca especificamente um perfil de atores que se encaixem naquilo que eles acreditam ser o mais vantajoso e lucrativo. Então, não se frustrem caso não pegue um determinado trabalho, não tem nada a ver com a sua capacidade ou talento, você apenas não se encaixou no perfil.
E sobre o perfil perfeito, isso também não existe. Essa busca pela “forma” dos atores (e não pelo conteúdo) varia muito, e hoje em dia muitas marcas se desvincuaram de uma ideia de padrão único de beleza. Então é possível sim você trabalhar com publicidade sem ter corpo malhado, a menos que seja propaganda de uma academia.
Uma dica que nós damos para os dias dos testes: confiança. A melhor coisa que você pode fazer para conseguir qualquer “job” é ter confiança e entrega no que lhe for pedido, que seja segurar uma garrafa de água e sorrir ou sair correndo e cair na lama. Geralmente são trabalhos mais superficiais, sem grandes exigências ou dificuldades de atuação, então é legal ter o diferencial de fazer bem feito qualquer coisa que seja proposta, pois se é algo que a maioria pode fazer, não faça como a maioria.
Portanto, é super possível trabalhar e ganhar uma grana esporádica com publicidade. É muito difícil fazer uma carreira consolidada nesse ramo, porque é algo que está sempre em transformação, sempre se adequando às tendências e demandas de mercado que surgem e se alteram com o tempo. Não deixem de tentar, mas também não invistam apenas nela para sua carreira como ator ou atriz, pois há um mundo muito amplo e completo te esperando por aí.
Já trabalhou com publicidade? Conta pra gente como foi sua experiência!