O mercado publicitário para atores: mitos e verdades

O mercado publicitário no Brasil é um caminho que muitos atores seguem pelos mais diversos motivos. Hoje, nós do TeE te contamos melhor sobre esse ramo que não tem muita informação divulgada e muita coisa que tem por aí pode ser mito. Vem com a gente que te explicamos melhor!

Fonte: otvofoco.com.br

Para começo de conversa, trabalhar com publicidade é participar de propagandas, comerciais e anúncios para TV, internet, rádio ou cinema. É um ramo em que você trabalhará com sua imagem associada diretamente a uma marca, empresa ou agência.

É como se fosse uma linha de montagem: você, ator ou atriz, está na ponta da linha, que irá passar por uma agência, a qual faz a intermediação com uma produtora, que trabalha para uma empresa ou marca que busca divulgar seu produto e impulsionar suas vendas.

A primeira coisa que é preciso ter é um book, que nada mais é do que uma seleção de fotos profissionais que mostrem o seu perfil. É nesse ponto que muitas pessoas são enganadas e acabam gastando mais dinheiro do que deveriam. Book de ator é diferente de book de modelo. Não há a necessidade de comprar 30 fotos profissionais com 50 diferentes looks um mais “bapho” que o outro. Poucas fotos, com alguns ângulos diferentes (rosto, corpo completo e plano americano), com vestimentas casual e formal já é o suficiente para agências trabalharem com você.

Outro ponto importante: as agências sérias que fazem agenciamento NÃO COBRAM: taxas de agenciamento, book específico delas, contrato de exclusividade e anuidade. É importante frisar isso, porque nesse meio existe muita gente querendo passar a perna em atores e atrizes que estão no começo da carreira e buscam alavancar seu trabalho. Fujam de qualquer cobrança ou grandes promessas para sua carreira nas agências. É um meio que pode ser muito ilusório, romântico, e que você pode acabar se frustrando.

Como funciona o faturamento das agências então? Elas faturam a partir do momento que você passa em algum teste e é contratado. Elas recebem uma porcentagem das produtoras, e uma porcentagem do seu cachê, geralmente na faixa do 20%, ou seja, é um ganho duplo para eles.

Então, book em mãos, procurou agências que não querem só te sacanear e se agenciou nelas, o próximo passo é esperar o teste. Agora é que são eles, os tão temidos testes. Primeiro, o que as produtoras estão procurando não é o seu talento, dedicação, anos de estudos nem sua alma e entrega artística. O que eles buscam é um perfil. Cada produto, marca, época e local busca especificamente um perfil de atores que se encaixem naquilo que eles acreditam ser o mais vantajoso e lucrativo. Então, não se frustrem caso não pegue um determinado trabalho, não tem nada a ver com a sua capacidade ou talento, você apenas não se encaixou no perfil.

E sobre o perfil perfeito, isso também não existe. Essa busca pela “forma” dos atores (e não pelo conteúdo) varia muito, e hoje em dia muitas marcas se desvincuaram de uma ideia de padrão único de beleza. Então é possível sim você trabalhar com publicidade sem ter corpo malhado, a menos que seja propaganda de uma academia.

Uma dica que nós damos para os dias dos testes: confiança. A melhor coisa que você pode fazer para conseguir qualquer “job” é ter confiança e entrega no que lhe for pedido, que seja segurar uma garrafa de água e sorrir ou sair correndo e cair na lama. Geralmente são trabalhos mais superficiais, sem grandes exigências ou dificuldades de atuação, então é legal ter o diferencial de fazer bem feito qualquer coisa que seja proposta, pois se é algo que a maioria pode fazer, não faça como a maioria.

Portanto, é super possível trabalhar e ganhar uma grana esporádica com publicidade. É muito difícil fazer uma carreira consolidada nesse ramo, porque é algo que está sempre em transformação, sempre se adequando às tendências e demandas de mercado que surgem e se alteram com o tempo. Não deixem de tentar, mas também não invistam apenas nela para sua carreira como ator ou atriz, pois há um mundo muito amplo e completo te esperando por aí.

Já trabalhou com publicidade? Conta pra gente como foi sua experiência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s