Teatro de Improviso

Na vida, brincamos desde cedo a criar histórias, nos fantasiar e, sem nada e com nossos brinquedos, criamos mundos e situações que parecem tiradas de filmes ou contos shakespearianos. O que não sabemos, na verdade, é que, desde cedo, estamos improvisando e esse improviso, essa técnica, é empregada nos palcos e é até um estilo próprio.

O Teatro de improviso é um teatro todo, ou parcialmente, baseado na técnica de improvisar, ao invés de se basear na dramaturgia, com o propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade e criar uma história única e de momento.

Nesse estilo de teatro, não existe uma fórmula Pode ser entregue um roteiro, que compõe somente as ações do personagem e a história da peça e o ator tem total liberdade de interpretar a partir de personagens previamente estudados e conhecidos, como é o caso da Commedia dell’arte ou através de jogos dramáticos com temas escolhidos previamente até a improvisação total de movimento e voz, que seria a expressão corporal.

A técnica de improviso é usada no teatro desde suas raízes, passando pela Commedia dell’arte, que era chamada de Commedia all improviso e não teve nenhuma dramaturgia por séculos. Uma das peças de improvisação mais famosas chama-se L’ Improm de Versalles, de Moilère. A peça foi uma das primeiras a utilizar trabalhar a improvisação no palco, se tornando base para peças de improviso. 

Mas engana-se quem acha que não existe técnica para a improvisação. O improviso é a reorganização das vivencias e da evolução técnica do ator em cena, sem ter nada escrito, além da memória. O ator entra “nu” no palco e usa de toda a sua experiência para criar situações para desenvolver a história.

O improviso é usado muitas vezes também para criar situações inesperadas dentro da dramaturgia. No teatro, é comum o ator usar do improviso como muleta quando esquece da fala ou se quiser acrescentar algo numa situação já estabelecida, querendo criar uma reação diferente de seu companheiro de cena e do público.

Na atualidade, os espetáculos de comédia de improviso são muito populares no Brasil e no mundo. Grupos como Barbixas, Z.É., e até mesmo comediantes de stand-up fazem muito sucesso criando situações em que o público sugere temas e locais e eles improvisam em cima.

Texto por: Roberto Dalessio

Bibliografia
Wikipedia
Info Escola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s