Filmambiente – 10ª edição

Em duas semanas de 24 a 30 de setembro vai acontecer a 10° edição do Filmambiente. O festival que apresenta visões e experiências de diversas partes do mundo sobre questões ambientais e de sustentabilidade.
Esse ano o evento vai ser online e totalmente gratuito, com uma retrospectiva de filmes premiados nas edições anteriores do festival. Isso significa que você terá a oportunidade de rever ou conhecer grandes e premiados filmes, vai ter até indicado ao Oscar!

De 24 a 30 de setembro, todos oa dias, às 20h, os filmes serão liberados e ficarão disponíveis por 24h no site do festival, vão ser 9 longas e 11 curtas premiados, além de 2 curtas inéditos. Na sexta-feira 25 de setembro além da programação normal de filmes vai rolar o painel Mares e Oceanos: A Nova Década, a ONU declarou a década de 2021-2030 a década de Mares e Oceanos, no painel você vai saber através de especialistas sobre o que estamos fazendo para proteger nossos mares e ambientes marinhos.

Destaques do TeE:

Baía Urbana, de Ricardo Gomes

Entre os filmes escolhidos estão Baía Urbana, de Ricardo Gomes, biólogo marinho, cineasta e um dos participantes do painel Mares e Oceanos: A Nova Década.
Baía Urbana é um documentário sobre a vida marinha da baía de Guanabara, com cenas nunca vistas de golfinhos, tartarugas, corais, esponjas e mais de 50 espécies que ainda vivem no mar poluído do Rio de Janeiro, no fundo das águas da baía o cineasta foca em quem vive nesse ambiente e seus problemas.

Big Men, de Rachel Boyton

Nomeado melhor longa de 2015 pelo festival, o filme produzido por Brad Pitt  mostra os bastidores da exploração de Petróleo na África, desde tensas reuniões com executivos da indústria às conversas com guerrilheiros armados. O filme é um tour pelo mundo dos negócios do petróleo, a busca por dinheiro, poder e influências que afeta a todos nós.

The Light Bulb Conspiracy, de Cosima Dannoritzer

Entre os destaques The LIght Bulb Conspiracy ou a Conspiração da Lâmpada Elétrica. O filme denuncia uma prática conhecida como Obsolescência Programada que nada mais é do que o encurtamento da vida útil dos produtos para garantir o aumento do consumo. Em 1920, um grupo de empresários percebeu que quanto maior a durabilidade de seus produtos, menos eles lucravam, assim visando reduzir o tempo de vida da lâmpada incandescente.

Bag It, de Suzan Beraza

Bag it! (Ensacola! na tradução oficial) mostra a vida de Jeb Berrier, um americano comum que decide parar de usar sacos de plástico do supermercado e, em seguida, parte para entender o nosso amor pelo plástico. O documentário expõe os efeitos de sacolas e outras mercadorias de consumo feitas de plástico e seus impactos no ecossistema e no corpo humano.

Bidder 70, de Beth e George Gage

Encerrando os sete dias do festival Bidder 70, conta a história do americano Tim DeChristopher um estudante de economia, que acabou sendo processado pelo governo dos EUA por desobediência civil por um ato que iria redefinir o patriotismo em nosso tempo, tudo isso em nome da justiça climática. Você acompanha o julgamento de Tim e os atos que o levaram até ali.

Texto por: Ellen Caroline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s