Mostra Internacional de Cinema São Paulo Int’l Film Festival

Dia 22 de outubro começa a tão aguardada Mostra Internacional de Cinema São Paulo Int’l Film Festival que vai até o dia 04 de novembro. Pela primeira vez grande parte dos filme serão exibidos online para todo o Brasil, vão ser mais de 198 títulos de 71 países em três plataformas (Mostra Play, Sesc Digital e Spcine Play) e em dois cinemas ao ar livre: Belas Artes Drive-in e o CineSesc Drive-in.

A Seleção é um apanhado do cinema contemporâneo mundial, além de trazer tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Ela é composta de 5 seções: Apresentação Especial, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil, Mostra Brasil – Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. Também vai rolar a IV Fórum Mostra, uma reflexão sobre a pandemia e o futuro do audiovisual.

A Mostra Play é a plataforma exclusiva para abrigar a 44ª Mostra, todos os filmes poderão ser acessados pelo site da Mostra a partir do dia 22 e custarão RS 6,00 por visualização.

Abaixo você confere alguns dos principais nomes da mostra.

Nova Ordem, de Michel Franco

Abrindo a Mostra o filme mexicano Nova Ordem, vencedor do Leao de Prata e do Leoncino d’Oro Agiscuola do Festival de Veneza.
Enquanto a Cidade do México ferve com protestos, um casamento luxuoso da elite mexicana dá errado. Uma revolta inesperada abre caminho para um violento golpe de Estado. Visto pelos olhos de Marianne, a jovem e simpática noiva, e dos criados que trabalham para e contra sua família abastada, o filme mostra o colapso de um sistema político, enquanto ele é substituído por algo ainda mais angustiante.

Nadia, Borboleta, Pascal Plante

Parte da seleção oficial do Festival de Cannes é o canadense Nadia, Borboleta que conta a história de Nadia ainda jovem e em seu auge decide se aposentar da natação profissional após os Jogos Olímpicos. Ela quer escapar de uma vida rígida e de sacrifícios. Depois de sua última prova, Nadia mergulha em noites de excesso pontuadas por episódios de insegurança. Mas mesmo esse entorpecimento transicional não pode esconder sua verdadeira busca interior: definir sua identidade fora do mundo dos esportes de elite.

Casa de Antiguidade, João Paulo Miranda Maria

Outro oficial de seleção de Cannes, exibido nos festivais San Sebastián e de Toronto é o brasileiro Casa de Antiguidades. Um filme que retrata Cristovam, um homem negro do norte rural, que se muda para a antiga colonia aiustriaca, no sul do pais, para trabalhar em uma fabrica de leite. Diante de conservadores xenófobos, ele se sente isolado e alienado do mundo branco. Cristovam descobre uma casa abandonada, cheia de objetos e recordações que o lembram suas origens. Ele se instala ali, reconectando-se com suas raízes. Como se esta casa de memória estivesse viva, mais objetos começam a aparecer. Lentamente, Cristovam passa por uma metamorfose. 

A Terra é Azul como uma Laranja, Iryna Tsilyk

Exibido nos festival de Sundance e de Berlim e no Hot Docs. Anna é uma mãe solo que vive com os quatro filhos na zona de guerra de Donbass, na Ucrânia. Enquanto o mundo externo é feito de bombas e de caos, eles tentam manter sua casa como uma espécie de porto seguro. Apaixonados por cinema, os membros dessa família decidem fazer um filme inspirado em suas próprias experiências de vida em tempos de guerra por meio da ficção. Para Anna e as crianças, transformar o trauma em linguagem e criação artística e a melhor maneira para manter sua condição humana.

A Morte do Cinema e do Meu Pai Também, Dani Rosenberg

Outro integrante do Festival de Cannes é o documentário Misto de ficção e documentário A Morte do Cinema e do Meu Pai Também, acompanha o cineasta Assaf, que está prestes a ser pai pela primeira vez. Junto da família, ele recebe a notícia de um ataque iraniano iminente em Tel Aviv. Seu pai, Yoel, quer levar todos a um local seguro, em Jerusalém. Antes de irem, contudo, Assaf consegue convencer Yoel a interpretar o protagonista do seu novo filme que transforma o mundo da ficção em uma realidade agridoce.

Texto por: Ellen Caroline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s