Um Olhar Sobre Martins Pena

Pai da comédia de costumes e considerado o consolidador do teatro no Brasil, Martins Pena foi um dramaturgo brasileiro e um dos principais autores do Teatro no Romantismo do país, no século XIX.

Nascido no Rio de Janeiro, RJ, em 5 de novembro de 1815, Martins ficou órfão muito novo e, por determinação de seu padrasto, foi entregue aos cuidados de tutores e dedicou-se aos estudos.

Por determinação de seus tutores, completou o curso do comércio em 1835 e passou a frequentar a Academia de Belas Artes, onde estudou Arquitetura, Estatuária, Desenho e Música; simultaneamente estudava línguas, História, Literatura.

Motivado pela criação de um teatro tipicamente brasileiro, Pena iniciou sua carreira no teatro optando pelo único gênero que poderia ao que o povo brasileiro passava na época: a comédia de costumes.

Sua primeira peça a ser encenada foi “O Juiz de Paz na roça”, realizada em outubro de 1838 no Teatro São Pedro.

Desde então, escreveu aproximadamente trinta peças, entre comédias e farsas, mas todas elas seguindo o mesmo estilo, colocando em cena as questões do cotidiano como rivalidades políticas, abusos das autoridades, irregularidades no comércio, tudo na boca de personagens comuns.

Entre suas peças mais famosas, podemos destacar: “A Família e a Festa na Roça” (1840), “O Caixeiro da Taverna” (1845), “O Judas em Sábado de Aleluia” (1846), “Os Irmãos das Almas” (1846), “Quem Casa Quer Casa” (1847), “D. Leonor Teles”, “Vítiza ou O Nero da Espanha”, “O Noviço” (1853) e “Os Dois ou o Inglês Maquinista” (1871).

Martins Pena faleceu em 7 de dezembro de 1848, decorrente de complicações sofridas pela tuberculose.

Texto por: Roberto Dalessio

Bibliografia
Academia Brasileira de Letras
EBiografia
Uol
Brasil Escola

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s