Edward Alleyn

Nasceu em 1 de Setembro de 1566 em Bishopsgate, Londres. Filho de um estalajadeiro, começou sua carreira de ator no final da adolescência, quando se juntou à trupe provincial Worcester’s Men. 
Em 1585, ele deixou o Worcester’s Men e mudou-se para Londres com a esperança de se apresentar diante de Elizabeth e sua corte. Pouco depois de sua chegada à grande cidade, Alleyn juntou-se aos Admiral’s Men e rapidamente ascendeu ao papel de ator principal.

Casou-se com a enteada do produtor teatral Philip Henslowe, que tinha vários negócios e era personalidade importante no meio teatral. Henslowe construiu três casas de espetáculos muito conhecidas: o Rose (em 1587), o Fortune (em 1600)e o Hope (em 1613), que enriqueceu Edward Alleyn, que as explorava.
Philip cuidava dos assuntos financeiros, enquanto Alleyn administrava os teatros e produzia as peças com grande sucesso. Infelizmente, na primavera de 1593, Alleyn e seus homens foram forçados a interromper todas as produções dentro dos limites da cidade de Londres devido a um surto de peste . 

Foi para Alleyn que Christopher Marlowe escreveu Dr. Fausto, Tamerlão e o Judeu de Malta. E foi Edward quem criou o Orlando furioso, de Robert Greene.

Aos 39 anos, em 1605, Edward Alleyn deixou os palcos bruscamente, e seguiu trabalhando com Philip Henslowe. Já acumulado uma enorme fortuna, comprou uma propriedade em Dulwich, próximo a Londres. Ali fez um hospital e o Colégio da Dádiva de Deus, o Colégio de Dulwich.
Dizem que Alleyn teria deixado os palcos por, certa vez, ao representar Fausto, ter visto o diabo, o que o aterrorizou.

Em 1623, sua esposa Joan, enteada de Philip morreu e ele se casou com Constance, filha do poeta John Donne.
Edward Alleyn morreu aos sessenta anos, em 25 de Novembro de 1626, dez anos depois de Shakespeare, que o viu representar em Startford com a companhia Worcester’s Men em 1582 e 1584.

Bibliografia:
Sérgio Viotti – O teatro de Shakespeare
Shakespeare online – http://www.shakespeare-online.com/biography/edwardalleyn.html
Enciclopédia Britannica – http://www.britannica.com/biography/Edward-Alleyn

Texto por: Gabrielle Risso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s